A GRANDE TRIBULAÇÃO

Para meditar:
“A escola teológica que erra a sua pregação escatológica no tema Grande Tribulação, pode acertar sobre a vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja?”



“Porque haverá então GRANDE AFLIÇÃO, COMO NUNCA HOUVE desde o princípio do mundo Até agora, nem tão pouco há de haver.
E, se aqueles dias não fosse abreviados, nenhuma carne se salvaria; MAS POR CAUSA DOS ESCOLHIDOS serão abreviados aqueles dias” Mat. 24:21-22.

1)- O que é a grande tribulação?
    A Grande tribulação, é um tempo de aflição tal qual nunca houve, e nem tão pouco há de haver; tanto no fator cronológico, quanto em mortalidade, como no fator destruição - assolação mundial.
    A teoria Pré-tribulacionista, para dar sustentação à sua previsão dum arrebatamento antes da G.T. invertem a ordem dos fatos, pregando o arrebatamento antes da Grande tribulação. Porém, Daniel, Jesus Cristo, Paulo e João, em suas pregações pós-tribulacionistas, sempre mencionaram primeiro a Grande tribulação; e dentro dela, a ressurreição e o arrebatamento da Igreja.

Daniel:
“E NAQUELE TEMPO se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, E HAVERÁ UM TEMPO DE ANGÚSTIA, QUAL NUNCA HOUVE; desde que houve nação até àquele tempo; (MAS NAQUELE TEMPO) LIVRAR-SE-Á O TEU POVO, todo aquele que se achar escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão uns para a vida eterna, e outros para a condenação eterna”. Dan. 12:1-2

Jesus Cristo:
“Porque haverá então GRANDE AFLIÇÃO, COMO NUNCA HOUVE desde o princípio do mundo Até agora, nem tão pouco há de haver.
E, se aqueles dias não fosse abreviados, nenhuma carne se salvaria; MAS POR CAUSA DOS ESCOLHIDOS serão abreviados aqueles dias” Mat. 24:21-22.

Paulo:
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque NÃO SERÁ ASSIM SEM QUE ANTES VENHA A APOSTASIA E SE MANIFESTE O HOMEM DO PECADO,  O FILHO DA PERDIÇÃO”. 2Tes. 2:3

João:
“E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são OS QUE VIERAM DE GRANDE TRIBULAÇÃO, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro”. Apoc. 7:14

2)-Quando inicia e termina a Grande tribulação?
    Embora alguns estudiosos da escatologia queiram separar os termos, tribulação de Grande tribulação, no que diz respeito aos acontecimentos do fim, eles foram sabiamente ensinados pelo Senhor Jesus, “TODOS” dentro de uma última geração da igreja.
“Em verdade vos digo que não passará esta geração SEM QUE TODAS estas coisas aconteçam”. Mat 24:34.
Ou seja: A Grande tribulação, inicia com o Princípio de Dores (Mat. 24:7-8) e em efeito dominó termina na Batalha do Armagedom, em Megido (Apoc. 19:11 a 21).

     Portanto, diante dos fatos revelados, a escola pós-tribulacionista atual, está mais para Meso-tribulacionista, que pós. Pois, seu primeiro erro escatológico, consiste em interpretar que o final dos sete anos da última semana,“LOGO DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS” (Mat. 24:29), seguida da vinda de Jesus (Mat. 24:30), será o final da grande tribulação; quando na verdade, a G.T. continuará ainda com “O GRANDE DIA DO SENHOR”, através dos toques das seis trombetas das pragas (Apoc. 8), sétima e última trombeta, a do tempo dos mortos, é a dos dias do arrebatamento da igreja. Depois do arrebatamento, a Grande tribulação continuará através das sete taças da ira de Deus (Apoc. 15 e 16), e termina na Batalha do Armagedom, em Megido (Apoc. 19:11 a 21).

3)- De quantos períodos é composta a Grande tribulação?
    A revelação bíblica mostra claramente desde o A.T. que a Grande tribulação é composta por um conjunto de “quatro períodos tribulacionais, agravando-se mais ainda, no seu quarto e último período, a vinda de Jesus - “o Grande dia do Senhor:
1º Período: O Princípio de dores – a ira das nações.
2º Período: A manifestação da 1ª besta.
3º Período: A manifestação do anticristo.
4º Período: A Vinda de Jesus – Ira do Cordeiro – o Grande dia do Senhor.


    Confira essa mesma ordem tribulacional também, nos gráficos; tanto do A.T. quanto do N.T. ensinada pelo Espírito Santo, aos profetas desde o princípio:







Jaime e Júlio

Atenção: o nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br





4 comentários:

  1. Eu vejo, cada vez mais os homens, que enveredam pelos caminhos do conhecimento teológico, principalmente, no estudo da Apologética Cristã, onde encontramos as ciências da Hermenêutica e Exegese, firmarem posições à respeito das verdades bíblicas. Eu penso que muitos hão de se decepcionar, quando chegarem diante Cristo, no dia do Juízo de Deus, e receberem a sentença (Mt 7:21-23).Na verdade, a pergunta que não se cala é? quem é o homem que possa jurar pela sua alma, que recebeu a Revelação plena das Escrituras, considerando o fato de sermos tão falhos e pecadores? Lembram de Jesus debatendo com toda a classe judaizante da época, composta por doutores da lei, escribas, farizeus, sacerdotes, etc.,em Mt 22;29. O próprio Cristo afirmou que por mais que eles fossem profundos conhecedores da Lei de Moisés e dos Profetas, eles erravam por não conhecerem e nem praticarem a Palavra de Deus. Títulos de doutorados, dados aos homens e pelos homens, por complemento de seus grandes estudos acadêmicos, em particular, na área da Teologia, diante de Deus não são nada, ou será que o homem já conheceu a Deus?. Eu prefiro me ater a simplicidade do Evangelho, reconhecendo que, mesmo tendo concluído o curso de bacharel em teologia, em nada me senti edificado, pois, ao final de tudo, descobri que preciso cada vez mais conhecer sim, o autor e consumador da minha fé, Jesus Cristo. Deixemos de lado a soberba e a vaidade, pois o nosso manual de fé e prática nos ensina isso. Para nossa meditação, eu deixo; Deuteronômio 29;29. Que Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Claudionor, vejo que vc. está mais por fora das escrituras que asa de caneca!

    A questão não gira em torno de qual homem Deus revelará os acontecimentos dos últimos dias; mas sim, na infalível promessa do Senhor, que disse:

    “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo
    aos seus servos, os profetas?”. Amós3:7.

    Assim, no devido tempo, o Senhor usará ou usa quem ele quer, independente de opinião particular de quem quer que seja; incluindo a opinião infeliz do amigo aqui.

    “De maneira nenhuma, sempre seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado!”. Rom. 3:4

    Jaime e Júlio.

    ResponderExcluir
  3. muito bom . Eu tbem acredito q a igreja passarah pela grande tribulacao . Eu vejo q Deus capacitou vcS no conhecimento . Amem

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe, irmão Heliel!

    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir